Sunday, September 30, 2007

A Islandia de Sigur Rós


O filme “Heima” (“Em casa”) do grupo islandes Sigur Rós teve seu lancamento mundial quinta passada (27.09) na abertura do Reykjavik International Film Festival (RIFF 2007). Este ano festival conta com mais de 87 filmes internacionais e islandeses.
“Heima” recebeu grande destaque pela mídia islandesa e internacional, que lotoram a sessao de estréia do filme. O documentário dirigido por Dean Deblois, diretor da animacao “Lilo& Stich”, conseguiu sincronizar a telona do Háskólabió (cinema da universidade) uma hamornia simples e introvertida entre as paisagens dramáticas da terra do gelo, a cultura islandesa e a música de Sigur Rós.
As imagens foram retiradas da turne que o grupo fez em 2006 em 15 diferentes lugares, desde pequenas vilas à capital Reyjavik (e eu fui ao show deles em Rvk !). Muitos dos shows contaram com a participacao da banda islandesa
Amiina , um quateto islandes (fofissimo) que deu um toque feminino ao filme, no qual elas relatam a forca da amizade entre eles.
A fotografia do filme chamou atencao com locacoes muito bem escolhidas e lugares onde a civilizacao parece nao ter tocado. A combinacao com a música de Sigur Rós e diálogos com os membros da banda, fizeram do documentário uma obra de arte que emocionou nao apenas os isladeses como todos da platéia.
De certo, Sigur Rós mostrou aos islandeses uma Islandia que muitos nao conheciam, a “Islandia de Sigur Rós”.
O DVD “Heima” será lancado 5 de novembro, assim como o CD duplo, "Hvarf-Heim", com faixas inéditas e uma série de versões acústicas de músicas de sua carreira. Para assistir ao
clipe.



É lindo, sensível... e me fez chorar. Foi difícil segurar as lagrimas, pois parece que a música deles te envolve de tal forma... toca fundo. Música, imagens.... tudo! Acho que passei a compreender melhor a cultura islandesa depois desse filme e percebi que a minha relacao com a Islandia é mais profunda do que eu imaginava. Vai além das minhas reclamacoes sobre o vento e o frio!


No fim do filme encontrei com Ásgeir, um amigo e ele disse: "me senti uma rainha aos prantos.." Eu também!

1 comment:

blueberryfashionweek said...

famosa! vie o seu comentario no site da erika ! adorei
beijos
se jogue e se cuide !
ah! adorei o blog
kiki