Thursday, November 8, 2007

Fase Lissitzkyana


Parte projeto final do curso de estampa.
Fiz um kite com uma bolsa e uma caixa com 9 diferentes cartoes para todas as ocasioes.
Eu sempre achei que a palavra saudade fosse uma das palavras mais bonitas da língua portuguesa. Idealizei isso ainda quando pequena, só nao sabia que esse sentimento fosse um dia ser tao presente em minha vida. Como se parte do meu coracao estivesse lá, enraigado bem longe de mim. Talvez meu destino fosse mesmo o de ser menina na saudade.
Ultimamente tenho recebido e-mails e recados de pessoas muito queridas e é tao estranho ver todos seguindo o rumo (porque a vida nao pára nunca) e ficar sabendo coisas sem ser mais presente, testenhuma dessas mudancas. Sem conhecer pessoas que sao importantes para as pessoas importantes de minha vida. A dor de nao saber mais de outros que um dia se fizeram super presentes na minha vida. Feridas e outras coisitas mais.
Saudosista e inconformada, eu estou! Todos tem esses dias, nao é?! Tá que as vezes os meus sao um tanto mais frequentes... e daí. Cancerianos sao problema, diariam alguns.
Recentes recados de amigos como Be e Maúcha reforcam o sentimento de amizade, do encontro e da saudade. Pessoas que serao carregadas comigo pelo resto de minha vida, seja ela onde for. E a alegria de se ter grandes amigos como os meus, seja da minha infancia, do Jesuítas, do quinteto, da faculdade de direito, gastronomia, da Logosofia, do Bndes..gera uma forca e certeza de que nao estou sozinha nessa vida.
Estou mergulhada no mundo do El Lissitzky e minha vida estará entrelacada com a dele nas próximas cinco semanas devido ao curso o Autor e sua obra. Nas primeiras duas semanas tenho que estudar tudo sobre a sua vida e apresentar para turma nao a história da sua vida, mas o que está por trás de suas obras (idéias, conceitos...). Nas tres últimas semanas, será sobre o impacto dele no meu trabalho individual, onde estarei produzindo posters, capas de livros, etc e tal.
Acho que dei sorte de te-lo como meu autor, e talvez por isso e esteja tao sensível, pois suas obras estao intimamente interligadas as de seus amigos Malevich, Mayakovsky (e eu com o Be poetinha) e Kandinsky (que eu amo!). Ele comecou com arquiteto, passou pela pintura, desenho industrial, fotografia e design gráfico. Era judeo e teve que ir estudar na Alemanha pois nao foi aceito na universidade na Russia devido sua religiao. Ele teve várias vidas, movido pela criatividade e experimentacao, ele revolucionou o mundo da tipografia. Peca rara, visionário! Batalhou durante toda sua vida contra tuberculose, criou entre guerras e viveu até os 51 anos. Influenciado pelo dadaísmo e futurismo, ele influenciou Bauhaus, De Stijl e o movimento contrutivismo russo, do qual foi o principal representante... e sua influencia chegou até ao Kraftwerk. Quer mais? Muito foda, nao? E muito bom olhar para trás...
Me lembra até das aulas de história da arte na casa da Fafá com o Alberto Kaplan, grande aquarelista e professor. Ia colocar aquela palavra que comeca com S e termina com E, mas vou interminar hoje com um ...
inté!

1 comment:

Unknown said...

Ah Niní. Ah saudade. Agorinha, minha mãe quis o endereço do blog pra ler, li esse texto e meus olhos enxeram de lágrimas. Hoje, atolada de trabalho e ordens, procuro na minha falta de tempo o tempo em que só havia tempo pra amizade. Onde está esse tempo hoje? A verdade eh que nem procurar procuro, apenas deixo que o próprio tempo dê jeito e faça com que agente esbarre naqueles amigos! Inté!!!