Wednesday, August 22, 2007

Design e tecnologia

Workshop com Laurie Rosenwald ( www.rosenworld.com)

Tirando o nervosismo de ser uma das poucas que nao se virava em Photoshop, Illustrator e Indesign, o workshop foi bem bacana e consegui fazer uma flor com o borrao de tinta. Orgulhosa da transformacao, ignorei o trabalho dos outros para nao me desesperar. Tenho um longo caminho pela frente até os programas de design fazerem parte de mim.

O que me deixou inspirada mesmo foi a palestra pós-aula sobre design e tecnologia. Foi mais ou menos assim: A professora maluquinha (sim, a mesma de ontem, hoje e amanha) resolveu dar a cara e mostrar sua arte. E essa foi a minha compreensao:

Tudo hoje está calcado em tecnologia. Os designers sabem muito bem como utilizar os programas mais hightech para se comunicarem. Conclusao: Wallpaper, Vogue, Elle, Surface... todas as revistas, propagandas, folhetos e etc sao muito parecidos. Até mesmos camisetas. Illustrator tomou conta geral. E tudo é tao perfeito, clean e certinho. E muito chato, muito monótono. Falta a mao do artista, falta CAOS, falta individualidade (materiais diferentes, texturas).

O computador nao comete erros. Tudo é perfeito, chique. Cade a vida? É preciso interferencia do homem, interferencia no trabalho com computador para gerar identidade. Identidade nao no sentido de que tudo seja feito no mesmo formato e se pareca. Identidade na individualidade, na singularidade... desafiando tendencias.

Esse é o trabalho de Laurie Rosenwald. Ela faz colagem, usa todo que aparece na sua frente. Guarda recortes de revistas e folhetos, junta papéis, fotos, faz suas próprias fontes, desenha com colas, usa cores sem medo, faz origamis...

Design que emociona. Nao será esse o nosso objetivo?

1 comment:

Maria Müller said...

Ninizoca,
Que máximo, que exaustão, imagino a dor e a deliícia deste proceeso todo!
Adorei as suas observações sobre a perda da singularidade e o fato de você ser a mais diferente dentre 'os mais diferentes'! Rs...!
Fiquei muito feliz por você passar por esta nova experiência.Vivi com a dança - através do corpo, dos corpos, das sensações e imagens corporais, do silêncio, do som, do sentido - os turbilhões de afetos e a maravilha criativa das possibilidades e da superação dos limites... Fantástico! Viva a arte e a identidade, viva a busca do que somos em instinto, em caos, em devir! Viva aos computadores que me permitem receber notícias suas! Viva a sua nova fase! Estou muito feliz por você!
Beijos da amiga que te ama muito!